Prefeitura recupera mais de R$ 1,5 milhão com protesto de dívidas em cartório

  • 25/06/2026
(Foto: Reprodução)
A Prefeitura de Florianópolis já recuperou mais de R$ 1,5 milhão através do encaminhamento de dívidas em atraso para protesto em cartório. A medida, adotada pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) desde março deste ano, busca acelerar a recuperação de créditos públicos e facilitar a regularização da situação dos contribuintes. Até o momento, o município arrecadou R$ 1.511.449,93 por meio do procedimento, que permite a quitação ou o parcelamento dos débitos sem necessidade de ajuizamento de ações judiciais. Como funciona o procedimento O instrumento utilizado é a Certidão de Dívida Ativa (CDA), documento que formaliza débitos não pagos, como impostos, taxas e multas. Após a emissão da CDA, a Procuradoria encaminha o débito ao cartório de protesto, que realiza a notificação do contribuinte por correspondência. Junto à comunicação, é enviado um boleto para pagamento da dívida. Segundo a Prefeitura, a forma mais rápida de regularização é a quitação integral do valor indicado no boleto, que já inclui as custas cartorárias. Após o pagamento, a baixa do protesto ocorre automaticamente. Parcelamento também é permitido Quem não puder efetuar o pagamento à vista pode negociar o parcelamento da dívida em uma unidade do Pró-Cidadão. De acordo com a Procuradoria-Geral do Município, após o pagamento da primeira parcela, o contribuinte pode solicitar a carta de anuência para encerramento do protesto. Serviços disponíveis pela internet A Prefeitura também disponibiliza serviços digitais para facilitar o atendimento. Pelo Portal de Serviços do Pró-Cidadão, é possível consultar débitos, emitir guias de pagamento, solicitar parcelamentos e pedir a baixa de protestos. Segundo a Diretoria de Transações Tributárias, em menos de quatro meses, o resultado observado é extremamente positivo. O município consegue receber e o contribuinte consegue quitar suas dívidas sem precisar recorrer ao ajuizamento, já que pode ser resolvido de casa ou em uma unidade próxima do Pró-Cidadão. A iniciativa integra as ações de modernização da gestão tributária municipal e busca oferecer alternativas mais ágeis para a recuperação de créditos públicos, ao mesmo tempo em que reduz custos e simplifica o processo de regularização para os cidadãos. Conforme Lei nº 10.199, a Prefeitura informa que a produção deste conteúdo não teve custo e sua veiculação custou em média R$ 2.550,00. Acesse o site da PMF e fique por dentro das novidades!

FONTE: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/prefeitura-municipal-de-florianopolis/florianopolis-uma-cidade-para-todos/noticia/2026/06/25/prefeitura-recupera-mais-de-r-15-milhao-com-protesto-de-dividas-em-cartorio.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Peça sua música também no whats (47)9.9681-0074, programas ao vivo Segunda, Quarta e Sexta-feira as 20h, domingo das 09h ás 12h.

Top 10

top1
1. Gaiteiro

Grupo Manotaço

top2
2. Na Folga de Peão Campeiro

Os Chacreiros

top3
3. Lidando Neste Rincão

Projeto Taureando

top4
4. Não Te Anseia

Grupo Matizez

top5
5. Por Causa Dela

Grupo Compasso Fandangueiro part. Banda Passarela

top6
6. Hoje Tem Legião Gaucha

Legião Gaucha

top7
7. Louco Por Vaneira

Xiru Missioneiro e ‪Chiquito Bordoneio

top8
8. Não Mexam Com Quem Ta Quieto

Grupo Fandangueando

top9
9. Guapo Coração

Grupo Sem Fronteiras

top10
10. Eu, Mais Ela e o Tostado

os Mateadores


Anunciantes