Mais de 60 acolhidos da Passarela da Cidadania conquistam emprego em janeiro

  • 10/02/2026
(Foto: Reprodução)
Ao longo do mês de janeiro deste ano, 64 pessoas em situação de rua atendidas pela Passarela da Cidadania conquistaram uma vaga no mercado de trabalho em Florianópolis. As contratações ocorreram principalmente para atuação na área de limpeza urbana e coleta de resíduos da Capital e foram viabilizadas por meio da Central de Trabalho e Oportunidades do espaço. O número é expressivo e representa mais de um terço de todos os encaminhamentos ao mercado de trabalho registrados ao longo de 2025, quando 141 acolhidos conseguiram emprego com apoio da Passarela. Central atua como ponte para o mercado de trabalho A Central de Trabalho e Oportunidades tem como principal objetivo preparar os acolhidos para o retorno ao mercado formal, contribuindo para a autonomia e a reinserção social. O serviço oferece apoio na elaboração de currículos, articula parcerias com empresas e direciona os usuários para processos seletivos e feirões de emprego. A atuação próxima da equipe busca reduzir as barreiras enfrentadas por quem vive em situação de rua e ampliar o acesso a oportunidades formais de trabalho. Emprego como porta de saída das ruas Segundo informações da Secretaria Municipal de Assistência Social, os resultados reforçam o papel estratégico da Passarela da Cidadania na reinserção social, já que o retorno ao mercado de trabalho é um dos maiores desafios para quem vive em situação de rua. Ainda, segundo a pasta, o acompanhamento próximo da equipe é fundamental para garantir que esses encaminhamentos se concretizem. Atendimento integral e qualificação profissional Além do encaminhamento profissional, a Passarela da Cidadania oferece uma rede completa de atendimento, com abrigo, quatro refeições diárias, acesso à higiene pessoal, lavanderia, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e oficinas de qualificação profissional. A proposta é promover a reinserção social e econômica por meio da formação e do trabalho, fortalecendo a autonomia dos acolhidos. Formações ampliam oportunidades Entre os cursos ofertados estão Banho e Tosa, Marcenaria, Costura, Barbearia, Serviços Gerais e Jardinagem. Em 2025, 114 pessoas concluíram formações nas áreas de Estética Animal, Auxiliar de Marcenaria e Auxiliar de Serviços Gerais, ampliando as chances de inserção no mercado e consolidando o trabalho desenvolvido pela Passarela da Cidadania. Conforme Lei nº 10.199, a Prefeitura informa que a produção deste conteúdo não teve custo e sua veiculação custou em média R$ 2.550,00. Acesse o site da PMF e fique por dentro das novidades!

FONTE: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/prefeitura-municipal-de-florianopolis/florianopolis-uma-cidade-para-todos/noticia/2026/02/10/mais-de-60-acolhidos-da-passarela-da-cidadania-conquistam-emprego-em-janeiro.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Peça sua música também no whats (47)9.9681-0074, programas ao vivo Segunda, Quarta e Sexta-feira as 20h, domingo das 09h ás 12h.

Top 10

top1
1. Matizes - Part. Quarteto Coração de Potro

Ultimo Tirão

top2
2. Conjunto Fogo de Chão

Não Largo de Mão

top3
3. Compasso Bailado

Os Mateadores

top4
4. Coca Com Fernet

Chiquito e Bordoneio

top5
5. Santa Maria Do Brasil

Paulinho E Fábio No Bailão · Rainha Musical · Corpo E Alma · Grupo Sorriso Lindo · Grupo Bailaço · Banda Gdó

top6
6. Onde Mora O Sabiá

Nilton Ferreira

top7
7. Fã e Amigo / Serrano Sim Senhor - Os Serranos 55 Anos

Os Serranos

top8
8. Quando a Gaita Chora

Grupo Campeirismo

top9
9. Companheira

Pedro Ortaça

top10
10. Coração Galinheiro

Banda 10


Anunciantes