Mais de 32 kg de ovas de salmão contrabandeado são encontrados dentro de carro na SC-161
02/09/2025
(Foto: Reprodução) Ovas de salmão foram apreendidas em SC
PM/ Divulgação
Cerca de 32,5 kg de ovas de salmão, produto não nativo do Brasil, foram apreendidos dentro de um carro na SC-161, entre Palma Sola e Campo Erê, no Oeste de Santa Catarina, na noite dessa segunda-feira (1º).
Segundo a Polícia Militar, responsável pela operação, a suspeita é de que as ovas seriam usadas para consumo de caviar.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O condutor foi autuado por contrabando, que é a entrada ou saída de mercadorias proibidas no país, ou seja, produtos cuja importação ou exportação é ilegal. O crime está previsto no Art. 334-A do Código Penal.
Segundo o cabo Vanderson Ribeiro, da Polícia Militar, o motorista disse que a mercadoria seria levada para um pesqueiro em Iraí (RS).
"Mas não é comum a compra de ovos de peixe para fazer a eclosão dos pesqueiros,e sim do alivino [peixes jovens]. Entrando em contato com Polícia Ambiental, Receita Federal e Cidasc, eles relataram que possivelmente seriam ovas de salmão para consumo, o caviar", comentou.
O g1 tentou contato com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e a Receita Federal, que foram acionadas, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
O condutor relatou à Polícia Militar que pegou a carga na fronteira com a Argentina e que receberia um pagamento pelo transporte. Ele não soube informar a identidade de quem entregou ou de quem receberia a mercadoria.
A carga entrou no estado de forma clandestina, sem nota fiscal. Também não havia rótulo e documentos que comprovassem a origem dela.
Conforme a PM, a Cidasc lavrou o auto de infração e apreendeu a mercadoria.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Motociclista é arremessado em carroceria de picape e levado por 6 km após colisão
Motociclista cai dentro de carroceria de caminhonete após colisão em SC
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dia