INMET renova alertas para temporais com risco de enxurradas em SC; veja as regiões afetadas
17/10/2025
(Foto: Reprodução) Confira a previsão do tempo em SC
⛈️☔Santa Catarina deve ter uma virada no tempo e voltar a registrar chuvas a partir desta sexta-feira (17), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O órgão renovou os alertas amarelo e laranja para tempestades com ventos fortes, válidos até às 10h de sábado (18).
A chuva pode chegar a 100 mm por dia, com ventos entre 60 km/h e 100 km/h. Há risco de granizo, alagamentos, queda de árvores, danos em plantações e cortes de energia.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Primavera meteorológica já começou; entenda o termo e o que esperar
🟠Alerta laranja: aviso de "perigo" para chuvas intensas, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas;
🟡Alerta amarelo: aviso de "perigo potencial" para chuvas intensas em grande parte do estado.
🔍 O Inmet, atualmente ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, mantém o “Alert-AS - Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos”. Além da previsão e do monitoramento do tempo em geral, ele emite “avisos meteorológicos”, nos quais classifica em três níveis de intensidade o fenômeno observado: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).
Em Chapecó, esta sexta-feira (17) é de sol entre muitas nuvens, seguido de céu nublado e chuva pela manhã. Durante a tarde e à noite, há possibilidade de temporais. As temperaturas devem variar entre 16°C e 20°C, com alta umidade do ar, chegando a 98%. A chance de chuva é de 93%, com volume estimado em 26 mm.
Já na capital Florianópolis o tempo é marcado por ter sol entre muitas nuvens nesta sexta-feira (17), com chance de pancadas de chuva à tarde.
À noite, o tempo deve ficar chuvoso. As temperaturas devem variar entre 18°C e 24°C.
Alerta da Defesa Civil
Virada no tempo em SC: Defesa Civil alerta para risco de enxurradas
Defesa Civil de Santa Catarina
Segundo a Defesa Civil, os temporais isolados no Oeste do estado desta sexta (18) acontecem devido ao processo de formação de uma nova frente fria.
Ao longo do dia e até a madrugada de sábado (18), o avanço desse sistema pode provocar chuvas intensas em várias regiões de Santa Catarina.
O risco é moderado para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, danos na rede elétrica, destelhamentos e queda de galhos. Os temporais mais fortes devem atingir o Grande Oeste e parte do Norte do estado, podendo vir acompanhados de raios, rajadas de vento e até granizo.
No sábado pela manhã, a chuva tende a diminuir no interior, mas ainda pode persistir no litoral, especialmente no Litoral Sul.
Morador com guarda-chuva no Centro de Florianópolis
Lucas Amorelli/NSC
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias