Esgoto vaza na Lagoa da Conceição durante manobra na rede e morador relata 'cachoeira' em Florianópolis
22/10/2025
(Foto: Reprodução) Esgoto extravaza na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, durante manobras na rede
Um grande volume de esgoto extravasou em um córrego da Lagoa da Conceição, ponto turístico e um dos cartões-postais de Florianópolis, em meio a obras de revitalização nessa terça-feira (21). Segundo a Polícia Civil, o vazamento ocorreu durante manobras da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) na rede. O caso é investigado.
No local, uma ponte da década de 1950 começou a ser demolida nesta semana. Conforme a Casan, o derramamento ocorreu durante a troca na ligação dos canos de esgoto entre a estrutura antiga e a nova, construída ao lado, e já foi contido nesta quarta-feira (22).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Espuma aparece na Lagoa da Conceição, cartão-postal de Florianópolis
A cena foi registrada em vídeo pelo empresário Vinícius Saraceni, que mora próximo a um extravasor de esgoto (dispositivo de segurança que libera o efluente em situações extremas) (assista acima). À NSC TV, ele relatou ter ouvido um barulho que parecia uma cachoeira.
"Ao chegar aqui no fundo do terreno, eu vi a cachoeira brotando do extravasor de esgoto, aqui atrás [de casa] passa a rede da Casan de coleta de esgoto. Havia uma grande piscina em volta", comentou.
A Casan informou que o problema ocorreu após um teste de carga. Um plano de contingência foi acionado imediatamente, segundo a companhia, e uma equipe técnica foi enviada para fazer o reparo (veja nota na íntegra ao fim da matéria).
Um caminhão também foi usado para fazer a sucção do efluente na pista e nos poços de visita, instalações que permitem o acesso à rede subterrânea.
📍 A Lagoa da Conceição é uma laguna que leva o mesmo nome do bairro onde está inserida. O local é famoso como um dos principais pontos turísticos da cidade e abriga espaços culturais, bares e restaurantes tradicionais de Florianópolis.
O caso, de acordo com o delegado Alexandre Oliveira, é investigado como poluição culposa, previsto no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais.
Na última semana, uma camada de espuma apareceu em toda a área da região chamada de Lagoa de Baixo. Na ocasião, a prefeitura afirmou que o fenômeno é natural, ocasionado pela proliferação de microalgas, o que foi confirmado por análise do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Vazamento de esgoto na região da Lagoa da Conceição, em Florianópolis
Vinícius Saraceni/ Arquivo pessoal
O que diz a Casan
A CASAN informa que executou na madrugada desta terça-feira (21), a interligação dos emissários de esgoto da Ponte Velha para a Ponte Nova na Lagoa da Conceição. Após o teste de carga, verificou-se que uma tubulação apresentou problema na conexão, ocasionando derramamento de esgoto na pista.
O plano de contingência foi imediatamente acionado, com o envio de equipe técnica para fazer o reparo e a utilização de caminhão para a sucção do efluente tanto na pista quanto nos Poços de Visita.
O caso foi solucionado durante a tarde, com a normalização completa do sistema ocorrendo ao longo do mesmo dia.
A CASAN informa ainda que já alinhou com a Prefeitura a recomposição da pavimentação no trecho afetado da via.
O que diz a prefeitura de Florianópolis
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) informa que, através da denúncia recebida ontem (21), acionou imediatamente a CASAN, que de pronto enviou uma equipe operacional à localidade, interrompendo o extravasamento. No local foi verificado uma quantidade significativa de efluentes saindo de um poço de visita (PV) próximo ao Loteamento Saulo Ramos, na região do Canto da Lagoa.
A Companhia foi formalmente notificada hoje, solicitando, ainda, esclarecimentos técnicos detalhados acerca das causas do ocorrido. Paralelamente, a ARESC (Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina), entidade responsável pela fiscalização do Contrato de Concessão, também será notificada para que adote as providências cabíveis em relação ao incidente.
A Prefeitura reitera seu compromisso com a fiscalização rigorosa dos serviços de saneamento e a proteção ambiental do município. A situação segue sendo acompanhada com a equipe de fiscalização, a fim de realizar nova vistoria. No momento da inspeção, a rede de esgoto operava dentro da normalidade.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias