Formatura do “Sou um 60+ Conectado”: Idosos concluem curso de inclusão digital na Capital

  • 10/09/2025
(Foto: Reprodução)
Na quinta-feira (4/9), mais de 40 idosos receberam seus diplomas de conclusão no projeto Eu Sou um 60+ Conectado, em cerimônia realizada no Centro Multiuso para Pessoa Idosa (CEMUPI), antigo Clube 12 de Agosto. A solenidade contou com a participação dos formandos, familiares, amigos e autoridades convidadas, em um momento que celebrou a inclusão digital como ferramenta de autonomia e integração social. Tecnologia como ponte de inclusão O projeto tem como objetivo capacitar pessoas idosas para o uso consciente e seguro de celulares, ampliando o acesso à tecnologia e fortalecendo a participação ativa na sociedade. Além disso, a iniciativa visa fortalecer a independência da pessoa idosa e a sua conexão social. Inclusão digital é também inclusão social, porque abre portas para que os idosos participem ativamente da vida em comunidade, mantendo vínculos, acessando serviços e se sentindo parte desse novo tempo. Quatro turmas em diferentes bairros Ao longo de dois meses, quatro turmas — cada uma com 12 participantes — tiveram aulas presenciais em bairros como Carianos, Lagoa da Conceição, Ingleses, Centro, Coqueiros, Estreito e Rio Tavares, além de duas turmas no próprio CEMUPI. Ao todo, 48 idosos concluíram esta edição, somando-se aos demais qualificados pelo programa desde 2022. O projeto tem como objetivo capacitar pessoas idosas para o uso consciente e seguro de celulares Andy Puerari/PMF Aprendizado prático e segurança digital Durante as aulas, os participantes aprenderam desde funções básicas do celular até o uso de aplicativos essenciais para comunicação, mobilidade, bancos e redes sociais. Outro foco foi a segurança digital, com orientações para prevenir golpes e proteger dados pessoais — uma preocupação crescente entre o público idoso. Parceria em prol do envelhecimento ativo O curso é totalmente gratuito e realizado com recursos do Fundo Municipal do Idoso, administrado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Florianópolis. A execução é do CPDI (Criando Pontes Digitais Inclusivas), com apoio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Assessoria de Políticas Públicas da Pessoa Idosa. A iniciativa integra o programa Floripa 60+, que busca estimular o envelhecimento ativo, garantindo mais autonomia e qualidade de vida para os idosos do município. A próxima etapa do 60+ Conectado já está em planejamento, com a expectativa de atender novos grupos nos próximos meses. Lembrando que para poder participar é preciso ter 60 anos ou mais e ser morador de Florianópolis. As vagas para os próximos cursos serão divulgadas no site. Conforme Lei nº 10.199, a Prefeitura informa que a produção deste conteúdo não teve custo e sua veiculação custou em média R$ 2.550,00.

FONTE: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/prefeitura-municipal-de-florianopolis/florianopolis-uma-cidade-para-todos/noticia/2025/09/10/formatura-do-sou-um-60-conectado-idosos-concluem-curso-de-inclusao-digital-na-capital.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Peça sua música também no whats (47)9.9681-0074, programas ao vivo Segunda, Quarta e Sexta-feira as 20h, domingo das 09h ás 12h.

Top 10

top1
1. Lua da Saudade

Os Mateadores

top2
2. Faca Prateada

Os Monarcas

top3
3. Pix

Banda Passaqrela

top4
4. Referencia na Vaneira

Grupo Batecoxa

top5
5. Lugar Abençoado

Marca Fandangueira

top6
6. Ele Te Trai

Sam Marino

top7
7. De Relancina

Trinnca

top8
8. Até Que A Sala Entupa

Rick e Matheus e Grupo Pampa Na Garupa

top9
9. Vaneira da Tradição

Raone & Grupo Alma Xucra

top10
10. A Fama do Boi Barroso

Walther Morais Oficial


Anunciantes